Volvo e Grupo Boticário anunciam licença parental de 120 dias para homens e casais homoafetivos

Todos os 12 mil colaboradores da empresa terão direito ao benefício;
objetivo é ajudar famílias a ter consciência de corresponsabilidad
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“A extensão da licença parental é mais um passo do Grupo Boticário para se tornar um ambiente mais diverso e equânime” (Foto: William Fortunato/Pexels/Ilustração)

Os arranjos familiares já vinham sendo repensados há alguns anos, mas a pandemia ajudou a acelerar o processo. Com o home office e as crianças em casa, foi preciso que os pais encontrassem formas de dividir o tempo entre si para que a nova configuração desse certo.

Dentro desse contexto, o Grupo Boticário acaba de anunciar que estenderá a licença parental de quatro meses para todos os 12 mil colaboradores da empresa a partir do segundo semestre. O benefício também abrangerá homens, casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneos, além das mulheres, que já têm a licença de até 180 dias. 

“Acreditamos que uma licença mais equânime é caminho certo. Ela é a nossa contribuição para ajudar a romper as barreiras e os estigmas de gênero, transformando o olhar da sociedade. É também uma contribuição importante para a relação de afeto que se estabelece na chegada de um filho. Como empresa, entendemos que todos têm a direito à mesma quantidade de tempo para criar esses laços independente de seu modelo familiar”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário

Até então, a empresa oferecia aos colaboradores que se tornavam pais 20 dias de licença paternidade – a lei prevê cinco. Com o novo passo, Grynbaum diz que o grupo pretende abordar a parentalidade de forma mais equânime e ajudar a reforçar o caráter de corresponsabilidade na formação das famílias.

De acordo com a empresa, a extensão da licença parental é mais um passo do Grupo Boticário para se tornar um ambiente mais diverso e equânime. As metas do grupo preveem, ainda, ter 50% de colaboradores negros até 2023, sendo 25% das lideranças corporativas e 50% de mulheres na diretoria até 2025.

O novo projeto foi desenvolvido pelos próprios colaboradores da empresa, que fazem parte da iniciativa Lado a Lado, grupo de afinidade de equidade de gênero, com profissionais voluntários de várias áreas do grupo direcionado pela equipe de Diversidade, Inclusão e Equidade em conjunto com o time de Pessoas.

Volvo Brasil também cria licença parental de seis meses para pais

O cuidado com as pessoas também está presente na Volvo Cars. A partir de agora, os funcionários da companhia sueca no Brasil terão direito a uma licença parental remunerada de 24 semanas (seis meses), tanto para pais como mães, sem distinção de gênero ou de como a criança foi gerada. 

Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil (Foto: Divulgação)

“Estamos muito felizes em conseguirmos implementar essa nova licença aqui no Brasil. Sabemos que isso não é comum em nosso país e podemos até ser exemplo para outras empresas, indo além do que a legislação exige. E, de alguma forma, contribuir ativamente para o início de vida das crianças, que terão os pais por perto”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e head Latin America hub. A ação faz parte de plano global da marca sueca e abrange mais de 40 mil funcionários em todas as fábricas e escritórios da companhia.

A marca está implantando essa política em todos os seus escritórios e fábricas ao redor do mundo, atingindo diretamente cerca de 40 mil funcionários que terão direito a seis meses de licença remunerada (algumas regras específicas podem variar de acordo com as leis de cada país).

A licença parental estendida para pais tem se tornado popular em empresas de diversos portes, como Google, Loft e Diageo. Apesar disso, estima-se que apenas 1% ofereça o benefício atualmente.

Quando os pais são apoiados para equilibrar as demandas do trabalho e da família, isso ajuda a fechar a lacuna de gênero e permite que todos se destaquem em suas carreiras. (Foto: Nappy/Ilustração)

(Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e Volvo Brasil)

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