Volta às aulas: conheça itens fundamentais para melhorar o aprendizado do seu filho

Todo início de ano é o mesmo susto com a enooooorme lista de material escolar enviada pelos colégios. E com ela vem a pergunta: Precisa mesmo de tudo aquilo? Entre itens (e quantidades) que parecem desnecessários, há um conjunto padrão praticamente obrigatório. Mochila, cadernos, lápis e lancheira…

Conheça os itens que não podem faltar para auxiliar o aprendizado dos pequenos estudantes.

.Agenda: é a melhor maneira de comunicação entre um professor e os pais e também serve como organizador para a criança.

.Caderno: dependendo da idade da criança, varia de tamanho e formato. Há cadernos com agrupamento em espiral (arame) ou em brochura, com as folhas coladas, costuradas ou grampeadas. Para as crianças menores, é recomendado usar as brochuras.

.Estojo: para guardar todos os lápis, canetas e borracha

.Kit de escrita: lápis, canetas (três cores diferentes), borracha e apontador. Para as crianças que utilizam lapiseiras, o apontador pode ser dispensado, mas as lapiseiras precisam do refil, que é uma caixinha com vários grafites, de acordo com a medida da lapiseira.

.Lancheira: utilizada com mais frequência pelas crianças menores. O segredo de uma boa lancheira é ser térmica, para conservar os lanchinhos frescos, ser resistente e fácil de lavar. Isso porque a higienização dessas bolsas deve ser feita todos os dias.

.Mochila escolar infantil: dependendo da idade da criança, é imprescindível que tenha rodinhas e puxadores, além das tradicionais alças para as costas. A dica da Ella Store, loja online de bolsas e mochilas femininas, é quanto mais bolsos tiver, melhor organiza os materiais pequenos.

Uma iniciativa importante é comparar os preços e evitar levar além do que é pedido pela escola, por mais fofo que o produto seja. Utilize a compra para ensinar seu filho sobre a importância de zelar pelos itens que está recebendo, bem como fazer uma introdução sobre valores, isso aproxima a criança do mundo escolar e financeiro.

Seu filho precisa de um cantinho para estudar

Na hora de estudar ou fazer a lição de casa, os pais podem ajudar não só resolvendo questões complicadas ou auxiliando na leitura como organizando um espaço criativo e especial para o momento. Imagine como se fosse um local para se concentrar… Se nós, pais, precisam de um espaço organizado para trabalhar, nossos filho também precisam para estudar.

http://1.bp.blogspot.com/-zzTeVWyBYJU/UWghEQEEGyI/AAAAAAAAATw/_3LfaB4UZrU/s1600/quarto+de+estudo.jpg.Crie um local fixo de estudos que pode ser um cantinho no quarto ou um cômodo de estudos, como um escritório.

Cada coisa em seu devido lugar. Determine onde deve ficar a mochila e os demais itens. Use organizadores, potes, ganchinhos para isso e ensine a criança a usá-los. Isso também ajuda a desenvolver organização.

.Organizadores como clipes e tachinhas podem ajudar a organizar folhas soltas e post-its ou blocos de anotações ajudam nas notas rápidas. Mas, isso para os adolescentes… Mantenha crianças pequenas longe desses itens.

.Separe um móvel com gavetas ou portas com prateleiras internas para organizar o material escolar, de preferência ao lado de onde o estudo será realizado.

Não se esqueça de caprichar em uma iluminação confortável e em um ambiente arejado ou climatizado.

Bom estudo. 🙂

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.