Sutiã para meninas. Quando começar a usar?

Muitas mães e pessoas próximas as crianças se assustam quando veem uma menininha de sutiã. Na maioria das vezes o tema vira grande polêmica… Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que a peça já pode ser utilizada a partir dos 8 anos de idade. Milca Chade, mastologista e ginecologista, conta que a função dele é melhorar o suporte e impedir que a mama seja notada.

“O uso da peça se faz necessário normalmente a partir dos 8, 9, 10 ou 11 anos. Essa idade de início é variada, pois a menarca acontece em momentos diferentes para cada menina, mas a mama costuma se desenvolver um ano e meio antes da primeira menstruação”, explica.

O interesse e procura por sutiãs nesta faixa de idade tornou-se frequente, principalmente porque as meninas tendem a querer imitar os hábitos da mãe. E aí surge outra dúvida: o uso da peça ajuda no desenvolvimento do seio?

Lutestil aposta em coleções teen
Lutestil aposta em coleções teen

A ginecologista esclarece: “O desenvolvimento dos seios se inicia por volta dos 9 anos de idade (com variação de dois a três anos), se intensificando a partir da puberdade com o amadurecimento hormonal. O crescimento geralmente se completa por volta dos 17/18 anos. Apenas mudanças hormonais podem fazer os seios se desenvolverem mais, como, por exemplo durante a gestação ou com o uso de pílula anticoncepcional. Normalmente, o tamanho das mamas obedece a genética familiar, idade, ganho ou perda de peso e histórico de gestações e lactação. Podemos dizer que o sutiã ajuda a mama a crescer sem deformidade.”

A doutora ainda explica que usar sutiã não previne doenças, mas que a mulher deve optar por uma peça confortável que não seja apertada, evitando a alteração da circulação local. O uso do modelo ajuda a não ter flacidez precoce (queda das mamas) e principalmente alivia a dor mamária.

De olho nesse novo público, marcas como a Lutestil, passaram a apostar em coleções teen. Segundo Adriana Onoda, gerente de marketing da empresa, os produto são modernos e divertidos. “A coleção teen é para meninas de 6 a 14 anos, pensando na funcionalidade e conforto. O sutiã é de bojo sem aro para não incomodar e as calcinhas são todas desenvolvidas com modelagens um pouco mais amplas para não deformar o corpo que está em formação. A linha teen procura atender a todas as meninas, desde as que querem algo mais moderno e divertido até as que querem ser mais discretas, que usam mais pela funcionalidade e que não marque no uniforme do colégio. Portanto, disponibilizamos desde tons mais alegres e vibrantes até a cor chocolate”, conta.

 

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.