O que você é? Sou tatuadora!

MULHERES TATUADORAS GANHAM CADA VEZ MAIS ESPAÇO

Que a tatuagem se tornou símbolo de beleza e é a inspiração de muitas pessoas em todo o mundo, isso já sabemos! Mas e em relação ao tatuador, o que tem mudado?

Ao pensar em um estúdio de tatuagem, muitas pessoas mentalizam espaços cheios de homens barbudos, tatuados e muitos profissionais com sua máquina de tatuagem, traçando sua arte em braços, costas e pernas, certo? Só que o número de mulheres tatuadoras vem crescendo cada vez mais no país. Atualmente, cerca de 45% dos profissionais brasileiros são do sexo feminino, mostrando que a arte das tatuagens pode contar, também, com muita habilidade e dedicação feminina.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae o mercado teve crescimento de 24,1%. O forte momento para as tatuadoras já pode ser sentindo em muitos estúdios, alguns possuem somente tatuadoras mulheres.

Alguns desses estúdios trabalham com vários estilos, como Old School e o pontilhismo. A trajetória de muitas mulheres tatuadoras, no entanto, nem sempre foi conquistada facilmente, como conta a profissional Renan Morais Martelli, veterinária e veterana na área.

Primeira tatuadora a praticar a profissão no Brasil e trabalhando há 19 anos com tatuagens, Renan diz que a maior dificuldade enfrentada durante sua caminhada foi o preconceito. Isso porque muitos tatuadores evitavam dar dicas a ela e inclusive não permitiam sua presença nos estúdios, para que ela pudesse aprender observando. Atualmente, a tatuadora faz parte do corpo docente da Angel’s Tattoo School, uma escola em Campinas que oferece cursos profissionalizantes em tatuagem, bodypiercing e outros.

A vivência da Renan e de várias outras mulheres tatuadoras mostram que o nicho das tatuagens, por muito tempo dominado pelo sexo masculino, tem mudado bastante, de forma a oportunizar o crescimento de tatuadoras tão habilidosas e competentes quanto seus colegas homens.

Conheça a trajetória e a arte de mulheres tatuadoras, que contam um pouco de sua história de sucesso, com discursos que envolvem trabalho, preconceito, treinamento, muita inspiração e que provam que é sim, possível, conquistar sucesso profissional sendo mulher no ramo da tatuagem!

Conheça a seguir algumas das tatuadoras mais famosas no país

Luiza Blackbird Oliveira

Com apenas 23 anos, conseguir agendar com a tatuadora belorizontina demanda muita paciência, pois são meses de espera.

A mineira atende poucos clientes por dia, visando manter a qualidade de seu trabalho. Assim, ela mostra que é possível se manter longe da crise quando se trata de prestar um trabalho de excelência.

Luiza diz que começou a trabalhar com desenho e ilustração e que contou com a ajuda do atual marido para virar tatuadora.

Paula Ruszkowski

A artista, formada em Artes Visuais pela Universidade de Feevale, foi vencedora de cinco eventos nacionais de tatuagem, tendo sido premiada também duas vezes no evento da Tattoo Show, em 2016 e 2017.

Seu trabalho é inspirado em artistas como Frida Kahlo e Vincent Van Gogh e, para ela, o mais importante para um profissional no ramo da tatuagem é conseguir perceber sua evolução ao longo de seu trabalho.

Paula diz que o ramo de tatuagem ainda é dominado pelos homens, apesar disso, está se tornando cada vez mais aberto para as mulheres, que vêm ganhando respeito e se destacando no mercado.

Marcela Oliveira

@marcelaoliveiratattoo

Drica Belcastro

@drik.tattoo

Como buscar crescimento constante na carreira

Para isso, algumas dicas para tatuadores envolvem:
✒ Busca por aprendizado constante: por meio da prática de tatuagens em pele natural e sintética;
✒ Foco no trabalho: que envolve aprendizados que vão além da prática exclusiva de tatuagem, como conhecimentos relacionados à administração, relacionamento com clientes, regras para abertura de negócios, entre outros;
✒ Aprimoramento profissional: não basta ser habilidoso para ser um profissional de tatuagens renomado. É preciso continuar estudando para aprimorar a técnica, o que pode ser feito com cursos profissionalizantes, pós-graduação etc.;
✒ Busca por referências: basear-se no trabalho de mais artistas renomados e investir no networking em eventos de tatuagem são maneiras para conquistar referências importantes e viabilizar maior valorização na carreira;
✒ Personalização no trabalho: é igualmente importante identificar o seu estilo próprio como profissional. Assim, você será reconhecido e procurado por oferecer um trabalho personalizado e exclusivo aos seus clientes.

(Fonte: https://findtattoo.com.br/)

Fonte: Find Tattoo

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.