Motivos para ler para uma criança

Livrinhos que escolhemos no sebo
Isis no sebo escolhendo livrinhos

Foi por causa do escritor Monteiro Lobato e do seu livro infantil “Sítio do pica-pau amarelo” que, desde 2002, o dia 18 de abril tornou-se o Dia Nacional Do Livro Infantil. Aos 3 anos, Isis, é bem estimulada a ter contato com livros. 📚 Perto da minha casa, aqui no Rio de Janeiro, há um sebo onde pegamos e deixamos livros infantis e ela ama! Então, compartilho com vocês os motivos para sempre ter um livrinho por perto.

Livros, ao contrário do celular, desenvolvem a linguagem, a concentração, a memória, a imaginação e o raciocínio são alguns dos benefícios da leitura.

O momento de #leiturinha em casa aproxima pais e filhos, fortalece os laços afetivos, gera interação.

É lúdico, amplia as descobertas, diverte e é uma distração que te ajuda a realizar suas tarefas enquanto a criança está com os olhinhos no livro.

Estimula o contato com a nossa língua e, com isso, melhora a interpretação, a alfabetização e a escrita. Já dizia a minha vó: quem lê muito, escreve melhor ainda.

Livros geram experiências sensoriais. As crianças tocam as folhos, muitas cheiram o livro, interagem com as ilustrações, brincam com os personagens.

O que levar em consideração na hora de escolher um livro para os pequenos? Eu fico atenta ao projeto gráfico, se há muitas ilustrações; se os desenhos são coloridos, qual é a “moral da história”; se os personagens são interessantes, ou seja, se Isis tem alguma familiaridade com eles e, claro, nas dicas que recebo de outras mães, nos passeios que fazemos em livrarias e das editoras.

Boa leitura!

❤
Livrinhos que escolhemos no sebo
Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

1 Trackback / Pingback

  1. Atriz Leona Cavalli lança "Belabelinha", livro infantil | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.