Lugares incríveis para ir de graça no Rio de Janeiro

Foto: Google/Divulgação

O que fazer no Rio? A cidade possui cenários dígnos de filmes e possui roteiros para fazer de graça. São praias famosas, recantos discretos, parquinhos públicos e muito espaço a céu aberto para que você possa sair com segurança e ficar longe das aglomerações. Afinal, são 456 anos de histórias da Cidade Maravilhosa.

É diversão de graça no Rio de Janeiro que você quer? Achou! Confira nossa lista.

Vista Chinesa

Simplesmente estonteante. Sem dúvidas é um dos lugares preferidos aqui dos roteiros do Mãe em Dupla Jornada. Construída no início do século XX em homenagem aos chineses e ao cultivo de chá no Brasil, da Vista Chinesa oferece ao visitante um deleite sobre a Zona Sul carioca. Possuim trilhas, cachoeiras pelo caminho, dá para ir de bicicleta. Atenção! Tem que ter muita disposição para ir andando porque é uma caminhada e tanto numa subida exigente.

Chegar lá é recompensador! Dá para visualizar complexos montanhosos do Rio de Janeiro, a orla da Zona Sul, um pôr-do-sol típico de filmes de romance, o Corcovado e Pão de Açúcar e até fazer um lanchinho na Mesa do Imperador. Fica na Estrada da Vista Chinesa, 1294 – Alto da Boa Vista

(Foto: Reprodução/Curta RJ)

Praia do Vidigal

Muita gente acha que a Praia do Vidigal é uma área privativa do Hotel Sheraton Rio, só que no Brasil é proibido ter praias particulares, ou seja, você pode ir até lá, sim! O local fica entre o morro Dois Irmãos e a comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio. A praia é pequena, por isso, uma desvantagem é que quando a maré sobe quase não sobra areia para ficar. Como qualquer praia, há dias em que o local é uma “piscininha” e, outros, que o mar bate forte. Os freqüentadores, em sua maioria são turistas que se hospedam no hotel e moradores do Vidigal. O acesso mais fácil é pelo hotel – restrito aos hóspedes. O segundo caminho é mais escondido, mas dá para descer por uma escada na Av. Niemeyer que dá acesso a ela. Fica na Av. Niemeyer, 121 – Leblon, Rio de Janeiro.

(Foto: Tripadvisor)

Aterro do Flamengo

Aqui no Mãe em Dupla Jornada a turma adora o Aterro do Flamengo. E como não amar um passeio ao ar livre à beira-mar com uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. O local tem espaço para se divertir sem aglomeração, fazer piquenique, deitar na grama para ler um livro, dar um rolê de bike e deixar as crianças se divertirem sem carros passando por perto. Fica na Avenida Infante Dom Henrique, – Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

(Foto: Roberto Machado/RioDeJaneiroPictures)

Praça Mauá

O local é ótimo para caminhadas ao ar livre e vários pontos de parada para admirar como, o Museu do Amanhã; o Píer Mauá – inaugurado em 1953, onde está erguido o Museu do Amanhã; o 1.º Distrito Naval – Instituído em 1933; o Edifício Joseph Gire – inaugurado no fim da década de 1920, foi o primeiro edifício em concreto armado do Brasil; o Museu de Arte do Rio (MAR); a Parada dos Museus – uma das paradas da Linha 1 do VLT Carioca; o Porto Maravilha; a Orla do Conde e a a réplica da Pira Olímpica da Rio 2016. Praça Mauá, s/n – Centro, Rio de Janeiro

Foto: Pinterest/Viaje na Viagem)

Parque Lage

O Parque Henrique Lage, ou simplesmente Parque Lage, é um espaço público com natureza e ar puro por todos os lados. As avaliações no site Tripadvisor deixadas por frequentadores mostra que o Parque Lage está mesmo entre os lugares com entrada gratuita mais cobiçados do Rio de Janeiro.

“Uma escola de arte contemporânea dentro de um casarão incrível repleto de verde e com vista privilegiada para o Cristo”, disse um. “Um lugar onde a pessoa se sente no interior da terra, tem uma torre na qual pode-se observar o parque, tem um aquário muito lindo incrustado nas pedras e repleto de espécies para serem observadas, tem parque para crianças”, escreveu outro. O local ainda tem uma cafeteria charmosa que é um dos cartões postais do local.

Fica aos pés do morro do Corcovado, na rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico, Zona Sul carioca.

(Foto: Danilo Moscon/Minube)

Cachoeira do Horto

Na cidade onde o calor predomina quase o ano inteiro, existem várias cachoeiras, muitas ainda pouco conhecidas inclusive por moradores da capital. Na lista das mais famosas está a Cachoeira do Horto. As quedas d’água geladinhas atraem visitantes principalmente no verão. Chegando no Parque Nacional da Tijuca, você deverá caminhar por 20 minutos até a trilha que dá acesso à cachoeira.

Praia de Joatinga

Praia de Joatinga, no Rio de Janeiro
(Foto: Google/Divulgação)

A Praia da Joatinga fica no bairro do Joá, entre São Conrado e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Com 300 metros de extensão, também é uma praia pequena, mas deslumbrante, tanto pelos frequentadores quanto pelas belezas naturais. É uma praia tranquila, que tem sido descoberta e muito explorada pelos turistas e cariocas. Para acessá-la, é preciso atravessar um condomínio fechado situado na Estrada do Joá. Depois disso, basta fazer uma pequena caminhada numa trilha curta, cenário perfeito para as fotos.

Boulevard Olímpico

O Boulevard Olímpico fica na Gamboa, Zona Portuária, região central do Rio de Janeiro, e é uma rota que acompanha quem faz passeios pela Praça Mauá e Museu do Amanhã. O ponto de visitação e parada obrigatória para fotos é o Mural Etnias, também chamado de Todos Somos Um.

Trata-se de um é um painel com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, pintado pelo artista Eduardo Kobra na fachada de um antigo armazém. A obra de arte foi feita na ocasião dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Na obra apresenta cinco rostos humanos, cada um representando um indígena de um continente diferente.

Dicas e cuidados para passeios em segurança

. Não aceite bebidas nem comidas de estranhos.
. Leve máscara e álcool em gel.
. Peça informações a agentes de turismo, se tiver dúvidas, ou a agentes da Guarda Municipal.
. Evite aglomerações.
. Leve uma garrafa de água para se hidratar
. Lave as mãos com água e sabão, se possível, antes e depois de manusear objetos.
. Ao voltar dos passeios tome banho e não toque em suas coisas até que suas mãos estejam limpas.
. Faça as refeições em áreas abertas, respeitando a distância entre as pessoas.

Colabore fazendo a sua parte!

Tem mais algum lugar incrível que gostaria de ver aqui na nossa lista? Deixe sua sugestão nos comentários.

Site parceiro – Valor Atemporal (www.valoratemporal.com.br)

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.