Livros de culinária apresentam receitas deliciosas para fazer com as crianças

Cozinhando com Crianças (Foto: August de Richelieu/Pexels)

Pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e quentão. Todas essas guloseimas nos remetem ao tradicional clima das Festas Juninas que marcam esse período do ano e celebram Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

Cozinhar junto com as crianças é uma atividade que vai deixar todo mundo animado. Além de contribuir para o desenvolvimento integral dos pequenos, ajuda a adquirir habilidades e conhecer o mundo de maneira diferente.

Confira nossa lista de livros de culinária para deixar suas refeições ainda mais saborosas

“A cozinha caipira do Chico Bento”. Chico Bento também tem suas preferências culinárias. Personagem simples da Turma da Mônica, que representa o homem do campo, com seu chapéu de palha e amante da moda de viola, Chico Bento mostra detalhes da comida típica caipira. Com sua simplicidade apresenta parte de uma rica cultura gastronômica e seus pratos de sustância. Por meio de algumas de suas histórias ele introduz as famílias no universo rural, em que o natural ainda reina sobre o mundo da comida industrializada. O livro publicado pela editora Senac reúne imagens do personagem infantil e receitas com fotos.

Caderno de Receitas do Sítio do Picapau Amarelo (editora GLOBO). O livro reúne mais de 30 receitas de bolos, docinhos, sorvetes, sanduíches, salgadinhos, tortas, suspiros e outras gostosuras, fáceis de fazer como os bolinhos da Tia Nastácia, os pasteizinhos e o suco de jabuticaba da Narizinho, e os pães de queijo da Dona Benta. Com ilustrações e fotos de dar água na boca, o Caderno de Receitas do Sítio do Picapau Amarelo traz também dicas da Tia Nastácia que orientam sobre termos e procedimentos culinários e os cuidados que se deve ter na cozinha.

Viagem Culinária Pelo Mundo com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo (Dona Benta para Crianças). A Turma ficou curiosa para conhecer a culinária de outros países e resolveu viajar pelo mundo. Comeu empanada, burrito, brownie, falafel, esfiha, chapati, mousse… E voltou com 32 receitas saborosas na bagagem, além de muito conhecimento sobre a história culinária dos 16 países. Neste livro, você vai encontrar tudo o que a Turma do Sítio aprendeu, além de saber quais são os utensílios e os cuidados necessários para o preparo das receitas. Convide a família e os amigos e participe desta deliciosa experiência!

Dona Benta (Lanches para Toda Hora) – Com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto olhava Tia Nastácia na cozinha, Emília ficou com vontade de comer os lanches que ela preparava para a Narizinho levar para escola. Cada dia era uma coisa diferente: biscoitos, bolos, pães, sanduíches, tortas e sucos. Emília então anotou as 32 receitas que mais gostou e colocou neste livro. São opções saborosas e recomendadas para preparar a lancheira escolar, para fazer um gostoso piquenique ao ar livre ou para juntar os amigos para o lanche da tarde.


Atenção! Incluir a criança em atividades gastronômicas, estimula a alimentação, incentiva a autonomia e independência no dia a dia ao aperfeiçoar os sentidos. Porém, atenção! É fundamental que a presença das crianças na cozinha seja supervisionada por um adulto durante todas as atividades. Usar luvas contra queimaduras, colocar os cabos das panelas virados para dentro, não usar facas, vidros ajuda a prevenir acidentes. Aqui em casa, quando vou cozinhar com a Isis, quando chega o momento de usar o forno, objetos cortantes e itens perigosos, peço que ela se afaste. A brincadeira pode levar ao esquecimento e distração, então, deixe o celular longe e desligue o fogão após o uso.

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Pé na estrada! Hora de refazer as energias fora de casa | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada
  2. Rita Lee lança novos livros infantis | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada
  3. Arteterapia ajuda a aliviar o estresse entre mães e filhos | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada
  4. 5 motivos para presentear com livros no Dia das Crianças | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.