Complementos. Conheça as diferenças entre tipos de fórmula infantil

Tudo esta mais caro nas prateleiras dos supermercados e farmácias. Quando o assunto é preço de fórmula infantil para alimentação de bebês a situação fica ainda pior. Os valores são astronômicos e muitas famílias abrem mão de diversos itens alimentares para suprir essa necessidade. Só que não dá para pegar a fórmula mais baratinha e muito menos deixar de comprar. Quando minha Isis tinha 4 meses de vida meu leite materno secou e ela precisou fazer uso do Enfamil GentLease Premium, que na época custava R$ 75,00 – embalagem de 900g, e que atualmente custa R$ 69,46 (800g). Precisávamos comprar um lata a cada dez dias. Na época o GentLease apresentava-se mais adequado para a Isis, que sofria com cólicas e gases, resultando em choro, agonia e meu desespero. Melhorou com essa fórmula e probióticos.

Quando escrevi esse post em 2016, eu não tinha muita noção sobre como alimentar uma criança. A grande questão é que somos, em nossa maioria, leigas quando o assunto é nutrição e alimentação infantil. Mas, pesquisando, estudando, conversando com pediatras, nutricionais e até mesmo com as fabricantes das fórmulas resolvi atualizar esse post. Afinal, bom mesmo é entender o que estamos dando para nossos pequenos. 🍼

Atualmente, com 2 anos de 4 meses, Isis ainda usa fórmula infantil Aptamil Soja 2. Sim, ela tem alergia ao leite de vaca (lactose e demais proteínas), não suporta leites vegetais comuns e não gosta de “comida de panela”. Pesa demais no orçamento colocar 2 latas semanais. Além de ser uma grande frustração pra mim, que tenho alimentação natural, pouco industrializada e orientada por nutricionista

Vale lembrar que cada fórmula varia conforme a necessidade nutricional do bebê, de acordo com a idade e caso alimentar. Logo, se você acha que leite infantil artificial é tudo igual está errada. Outra coisa, a fórmula que o bebê da sua amiga usa, pode não servir para o seu. Crianças não são iguais.

Leite materno não é fraco. Nenhuma fórmula é superior ou melhor que o leite materno. (Imagem ilustrativa)

Ressalto e destaco que, quanto mais tempo o bebê puder mamar no peito, melhor. Nenhuma fórmula é superior ou melhor que o leite materno. Leite materno não é fraco. Leite materno é um super alimento que salva, acalanta, nutre, aumenta a imunidade. O leite materno contém  componentes que não podem ser replicados no leite artificial. Então, esse tipo de alimentação feita por fórmulas só deve ter expressa orientação do pediatra ou do nutricionista. 👨‍⚕👩‍⚕

Alerta de textão, pessoal! 😮 O post é grande, mas esclarecedor. Leia, compartilhe, comente. No final, há um glossário decifrando alguns termos técnicos. 😉

Tipos de fórmula infantil. Conheça as diferenças entre elas.

 

Tipos de fórmula infantil. Conheças as diferenças entre elas.

🍼 Fórmula infantil de partida e segmento

Enfamil A.R. Premium. Fórmula infantil em pó para lactente de 0 a 18 meses antirrefluxo que só se espessa quando em contato com o pH ácido estomacal. Suplementada com 0,3% DHA (Ácido Docosahexaenóico) e 0,6% ARA (Ácido Araquidônico) para um melhor desenvolvimento Cerebral e Visual. Indicado para lactentes com problemas de regurgitação e refluxo.Tipo de fórmula pré-gelatinizada.

Enfamil Premium 1. Fórmula infantil de partida em pó para lactentes de 0 a 6 meses. Suplementada com 0,3% DHA (Ácido Docosahexaenóico) e 0,6% ARA (Ácido Araquidônico), ingredientes essenciais para um melhor desenvolvimento cerebral e visual. Proporciona carboidratos digeríveis com predomínio da lactose com efeitos benéficos para a fisiologia do intestino, microflora intestinal, consistência das fezes e aumento da absorção de água, sódio e cálcio.

Enfamil Gentlease Premium

Fórmula Infantil com ferro para lactentes com proteínas parcialmente hidrolisadas. Possui baixo teor de lactose (20%) para lactentes com transtornos gastrointestinais leves: cólicas, distensão abdominal, gases, constipação, irritabilidade e choro. Contém 0,3% DHA (Ácido Docosahexaenóico) e 0,6%ARA (Ácido Araquidônico), ingredientes essenciais para um melhor desenvolvimento Cerebral e Visual. Ferro 1,8mg/100Kcal e Colina 24mg/100Kcal que são nutrientes essenciais para o desenvolvimento neurocognitivo levando a melhora da memória, atenção e aprendizagem. Lipídeo 100% Vegetal onde melhora trânsito intestinal.


Nan Comfor 1. Fórmula infantil de partida com Proteína Otimizada e prebióticos na concentração de 4g/L (Concentração mais segura com reduzido risco de diarreia). Indicada para lactentes de 0 a 6 meses. A melhor opção de fórmula infantil para o tratamento nutricional da constipação:
Proteína otimizada: perfil de aminoácidos mais próximo do leite materno (padrão de referência), caracterizada pela redução do seu teor proteico de acordo com as necessidades do lactente. Prebióticos: fibras solúveis que proporcionam fezes mais macias; Aumento do número de evacuações; Efeito bifidogênico.

Nan 1 Pro. Fórmula Infantil com Ferro Para lactantes 0 a 6 Meses. Composição única de nutrientes que promove uma microbiota intestinal com predominância de Bifidobacteria. Adição de LC-PUFAs (DHA e ARA) para a modulação da resposta imunológica. Imunonutrientes protetores, favorecendo a função das células imunológicas intestinais.

Nan PRO Futura 2 – fórmula infantil de segmento para crianças a partir do 6º mês. Seus ingredientes são mais fáceis de serem digeridos e os processados no intestino diminuindo e auxilia na prevenção às cólicas. Com DHA e ARA e nucleotídeos. Não contém glúten. Contém leite e derivados, derivados de peixe e soja.

Nan AR (Anti-Refluxo). Fórmula Infantil com Ferro Para lactantes e Anti-Reflux  0 a12 Meses, anti-regurgitação de maior viscosidade, obtida pela cuidadosa adição de amido de milho pré-gelatinizado; é acrescida de óleo vegetal e enriquecida com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos.


Aptamil 1. É uma fórmula infantil de partida*, para alimentação de lactentes desde o nascimento até o 6º mês de vida, adicionada de prebióticos 0,8g/100ml (10%FOS e 90%GOS). Contém ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa – LcPufas (DHA e ARA) e nucleotídeos. Possui relação caseína/proteína do soro 40:60 e exclusivo mix de 98% de gorduras de origem vegetal de ótima digestibilidade.

Aptamil 2. É uma fórmula infantil de seguimento, enriquecida com ferro, fornece nutrientes em quantidades adequadas para lactentes a partir do sexto mês de vida.

Aptamil Profutura 1 é uma fórmula infantil de 0-6 meses de idade, com proteínas lácteas e prebióticos (GOS/FOS), DHA, ARA e Nucleotídeos.


Nestogeno. É uma fórmula infantil com predominância protéica de caseína; é acrescida de óleos vegetais, maltodextrina e enriquecida com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos. Alimentação de lactentes nos 6 primeiros meses de vida, quando for necessário recorrer à alimentação com mamadeira.

Enfagrow. Enfagrow é um composto lácteo com DHA, ferro, colina, iodo e zinco. Nutrientes que favorecem o desenvolvimento cerebral, além de Prebióticos + 24 vitaminas e minerais.

Os leites Enfamil, Nan Pro, Nestogeno, Enfagrow e Aptamil têm basicamente as mesmas características, com exceção de alguns componentes tem a mesma função de substituir ou complementar o leite materno, para lactentes sem nenhum tipo de restrição. Os outros leites são específicos para outros tipos de tratamentos, como constipação e outros. Lembrem-se de conversar com seu pediatra para que ele te indique a melhor fórmula para seu filho, esse post é apenas uma noção das opções que existem no mercado e as suas funções básicas.



🍼 Fórmula infantis hipoalergênicas

Aptamil Pepti. Fórmula hipoalergênica à base de proteína do soro do leite extensamente hidrolisada, indicada para bebês desde o nascimento e crianças com alergia à proteína do leite de vaca ou de soja, sem quadros de diarreia. Contém prebióticos, LC-PUFAS* (DHA E ARA) e nucleotídeos. Não contém sacarose, frutose e glúten e 40% dos seus carboidratos são lactose.

Pregomin Pepit é uma fórmula hipoalergênica destinada a lactentes e crianças de primeira infância (cinco primeiros anos de vida) com restrição de ingestão do leite de vaca e soja. Também é indicado para reverter as complicações decorrentes da desnutrição, gases, diarréia.

Similac Sensitive é uma fórmula infantil recomendada para gases, irritabilidade e distensão abdominal ligados ou não à intolerância à lactose. Possui fácil digestão em bebês que não toleram a proteína intacta, é uma fórmula adicionada de DHA e AA. Não contém lactose.



🍼 Fórmulas infantis à base de soja

Aptamil Soja 1 é uma fórmula específica para atender as necessidades de crianças até o 6º mês de vida, com intolerância á lactose e outras proteínas do leite ou, outras situações onde haja necessidade de se retirar o leite de vaca da dieta. Essa fórmula contém prebióticos* (GOS e FOS) que favorecem a resposta imunológica do bebê e 98% de gordura vegetal de fácil digestão.

Aptamil Soja 2 é uma fórmula específica para atender as necessidades de crianças de o 6 meses a 1 ano, com intolerância á lactose e outras proteínas do leite ou, outras situações onde haja necessidade de se retirar o leite de vaca da dieta. Não contém proteínas lácteas e é composto por proteína isolada de soja. Sua fórmula é livre sacarose e enriquecida com ferro.

Aptamil Soja 3 contém os nutrientes essenciais para bebês a partir do 10º mês de vida, com adição de prebióticos e DHA (ômega 3). Não contém glúten.

Nan soy é uma fórmula infantil especial de segurança na substituição da proteína animal. 100% proteína isolada de soja. Indicado nos casos de alergia à proteína do leite de vaca. Indicado a partir 06 meses de vida, sem comprometimento do trato gastrointestinal.



📘 GLOSSÁRIO

Fórmula à base de soja: feita a partir de grãos de soja e é isenta de lactose e sacarose (açúcar comum).

Fórmula de partida: recomendadas para de bebês de 0 a 6 meses de vida. De modo geral, tem como base o leite de vaca e para se assemelhar ao leite materno é modificado. Segundo os fabricantes, a proteína do leite é bastante alterada para tornar sua digestão mais fácil.

Fórmula de segmento: substitui o leite materno a partir do 6º mês de vida até os 3 anos.

Fórmula elementar: são à base de hidrolisado proteico, geralmente indicadas para crianças com alergia ao leite de vaca, má absorção intestinal, doença de Chron, entre outras. Têm sido amplamente utilizados devido às suas propriedades funcionais e tecnológicas em diversos produtos alimentícios para melhorar características físicas, químicas e funcionais dos alimentos, sem prejudicar o seu valor nutritivo.

Fórmula para prematuros: Atendem as necessidades alimentares de bebês prematuros.

Fórmula sem lactose: para crianças com intolerância alimentar a este açúcar naturalmente presente na composição do leite.

Fórmula semielementar: são formulações à base do soro do leite ou de soja em a proteína está de mais fácil digestão para crianças.

Fórmulas A.R.: são anti-refluxo.

Hidrólise: reação química de quebra de ligação de uma molécula com a adição de uma molécula água.

Lactose: é um tipo de açúcar exclusivo do leite responsável por essa sensação de gostinho doce. Pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir lactose esse açúcar original do leite e podem ter dores abdominais, náuseas e outros incômodos após ingerir produtos com lactose.

LC-PUFAS: são essenciais para o desenvolvimento neurológico da criança. São transferidos para o feto através da placenta e leite materno, melhorando a acuidade visual do bebê e auxiliando o desenvolvimento cognitivo.

Maltodextrina: é um suplemento alimentar. Trata-se de um carboidrato obtido a partir da hidrólise do amido encontrado em vegetais como cereais, raízes e tubérculos, muito utilizado na nutrição esportiva para conferir mais energia durante e depois de atividades físicas.

Probióticos: organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal da pessoa que os consumiu.

Publicado em 14 de janeiro de 2016 | Atualizado em 27 de janeiro de 2018

Deixe seu comentário

Comentar

1 Comentário

  1. Olá,
    O meu bebê Miguel Felipe está com 8 meses e descobri que tem intolerância à soja… ele tomava o Nan Pro1 que o constipava. Mudamos para o Nan Confor2 que regulou o intestino dele, porém tem a soja acrescentado em sua composição, diferente do Nan Pro. Gostaria de informações sobre a alimentação e aleitamento neste caso. Só encontro matérias sobre intolerância à lactose. Gostaria de mais informações sobre alergia alimentar da soja e como proceder na alimentação .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*