Festa na escola com beleza, praticidade e sem sufoco

Anivesário de 2 anos da Isis na escolinha (Foto: Brunno Dantas)

Adoro festas! Por isso, não perco a oportunidade de celebrar datas e ocasiões especiais. Quando engravidei fiz um chá de revelação em casa, o chá de fraldas foi um piquenique na Quinta da Boa Vista, o aniversário de 1 ano em um o salão de festas teve como tema “O Show da Luna”. Neste ano, mais precisamente, em outubro, Isis completou 2 aninhos o tema é “Peppa Pig” com festa na escola.

Isis feliz com a festinha (Foto: Brunno Dantas)

Motivos para fazer a festinha de aniversário na escola foram: Não gastar muito com festa, ser um evento rápido e prático; a escola ser o local onde estão os amiguinhos e pessoas que ela adora, espaço. Como essa é a minha primeira experiência em fazer festa no maternal, de imediato fui à coordenação do colégio conhecer as normas e regras do local. No colégio da Isis a festinha é feita logo depois do recreio e tem duração de 1h, podendo estar presentes até quatro adultos da família do aniversariante. Então, antes de programar a festa, verifique se a escola permite eventos no local. Pode? Maravilha! Pergunte:

. O local da escola que será disponibilizado para fazer a festinha (pátio, sala, quadra…).

. Se há mesas e cadeiras para as crianças.

. Qual será o horário da festa e quanto tempo de duração.

. Horário de chegada para arrumar a decoração, comidas, bebidas.

. Confirme quantas pessoas podem ir. De modo geralmente, só permitem a entrada dos pais, irmãos e avós.

. Que tipo de alimento e bebida a escola permite (algumas instituições não aceitam refrigerantes e frituras). Eu aconselho evitar guloseimas, assim você favorece uma alimentação saudável. Precisamos superar essa questão de que festa é sinônimo de comida pesada e carregada de açúcar. 😉

. Anote o número de alunos da turminha. Assim poderá calcular a quantidade de cada coisa. Eu incluí na lista de convidados a professora, a inspetora, a auxiliar e coloquei dois extras porque é melhor prevenir. Funcionou, a coleguinha deixou o lanche cair no chão e se não fosse isso ela teria ficado sem…

. Caso você queira contratar um fotógrafo para registrar o momento, pergunte antes se ele poderá entrar. É de bom tom comunicar aos demais pais que serão feitas fotos das crianças e, obviamente, que elas irão parar na sua rede social. 😀

. Envie o convite da festa com uma semana de antecedência para que a professora possa colocar na agenda escolar.

Vencida essa etapa, é hora de buscar decoração rápida de montar e desmontar.

Qual bebê não é apaixonado pela Peppa? Eu desconheço. Isis é apaixonada pela porquinha rosa e sua família desde que 1 ano. Pesquisei a decoração quatro meses antes do aniversário por conta do prazo de entrega. Tive tempo de escolher com calma e ir pagando a medida que comprava, sem sufoco. Planejamento é tudo! Comprei a maioria dos itens pelo Elo 7, contratei a doceira que me atende há tempos, os bem-casados (bem-nascidos) foram da confeitaria da minha mãe, o bolo fake pesquisei em grupos de festa no Facebook, itens diversos foram comprados na Caçula e no mercado da Saara, utilizei itens de descartáveis das festas anteriores e claro, abusei do “faça você mesmo”. A toalha da mesa fiz com um corte de TNT rosa, artigo baratinho.

É bom ter sempre em mente que você pode aproveitar itens que já tenha em casa. A festa na escola não precisa ser glamourosa, porque não vai dar tempo de arrumar e o desmonte precisa ser rápido para não atrapalhar o andamento da aula.

Para as lembrancinhas montei kits personalizados. Fugi dos saquinhos com guloseimas e balas. Usei latas de leite (800g) que guardei para servirem de porta-treco e dentro coloquei: bolinha de sabão, língua de sogra, estalinhos, lápis de cera, balão extra (porque sempre estoura) e uma papinha Nestlè sabor maçã, bananada, carinho (para os meninos), xuxinha de cabelo (para as meninas). Todas as meninas ganharam enfeites de cabelo da Peppa feitos em EVA. As professoras ganharam um kit na lata de leite decorada contendo: caneta Bic quatro cores, corretor tipo liquid paper, caixinha de clips coloridos, post it, língua de sogra, bolinha de sabão (para brincarem com as crianças), bananada. Tudo usável e que faria sentido no dia a dia delas.

A parte mais difícil foi escolher lanchinhos saudáveis para a festa e sem leite – já que Isis e outros amiguinhos são alérgicos. Essa parte foi a que me deu mais trabalho. Perguntei para as mães o que as crianças tinham costume de comer e o que elas não davam. A maioria comia de tudo (rsrsrsrsrs). Então, como o lema é praticidade e agilidade, montei um kit merenda individual em uma marmitinha plástica de 500g para todos os convidados com:

. Pão de queijo com massa de inhame nos sabores beterraba e espinafre (1 cada);

. Suco de caju e uva (250ml);

. Uva sem caroço (6 unidades);

. Balinha Fini (1 unidade tipo bananinha);

. Bolo de cenoura

Nas mesas deixei pratinhos com bisnaguinhas com margarina sem leite e gelatina de morango.

Sim! Sou um pouquinho exagerada, mas como criança é imprevisível, achei melhor ter mais opções. Ah! Não se esqueça da vela, canudos, guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis (se a turminha tiver idade para manuseá-los sem perigo). No maternal eles comem com as mãos, por isso, coloquei alimentos o que poderiam pegar sozinhos.

Outras opções são: salgadinhos assados, mini sanduíches, mini pizzas, doguinhos, gelatina (as vermelhas e rosas têm mais aceitação), pipoca (se já forem mais crescidinhos para não engasgar), docinhos de festa (brigadeiros, cajuzinhos, beijinhos e docinhos de leite ninho) e doces caseiros (doce de leite, por exemplo), danoninho, achocolatados. Sei que o tempo é corrido, mas tente fugir dos sucos de caixinha…

 

A aguardada hora do parabéns foi coletiva. Não levei bolo de festa comestível, ele foi substituído pelo fake. Eu realmente quis que todos participassem, então, encomendei com a Bianca Mafra cupcakes temáticos da Peppa feitos com massa de bolo de cenoura (opção que não leva leite).

Se na festinha do seu filho você for servir o bolo tradicional, minha dica é leva-lo cortado embrulhado no papel alumínio. Desse modo, você não precisará usar faca, item super perigoso quando temos crianças por perto.

Bom, o post ficou grandinho… Obrigada por ter lido até o final. Espero que vocês tenham gostado. Tenho certeza que minha experiência e dicas vai te ajudar. Que tal compartilhar em sua rede social, assim, outros pais poderão aproveitar essas dicas.

Agora postarei fotos para você se verem a alegria dos pequenininhos.

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*