Coronavirus: Dicas criativas para quem esta com crianças em casa

Rotina e atividades para as crianças

Coronavirus. Isolamento social. Crianças em casa. Escolas fechadas. Parques interditados. Pontos turísticos e shoppings fechados. Essa é a realidade de quem mora em São Paulo, Rio de Janeiro e vem sendo adotada por estados como Espírito Santo e Minas Gerais. E neste momento, muitas famílias estão se adaptando a essa nova rotina de crianças ‘trancadas’ em casa, sem aulas como medida de prevenção contra o COVID-19.

A crise na Saúde mundial tem requerido criatividade e paciência de muitos pais e mães. Isso porque governadores estão optando por parar o ano letivo por 15 dias nas redes estaduais e municipais devido ao risco de contágio entre crianças, adolescentes e jovens. E a rede privada segue os mesmos moldes. O objetivo da medida é reduzir a circulação de pessoas nas ruas e frear o contágio pelo novo coronavírus.

Escolas estão antecipando férias para reduzir risco de contágio pelo coronavírus

A orientação é que todos fiquem em casa, por isso, o governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação, firmou uma parceria com o Google para a utilização de uma plataforma de estudos, nos moldes do Ensino à Distância (EAD), destinada a alunos e professores da rede. De acordo com o secretário Pedro Fernandes, a medida tem o objetivo de garantir a aplicação dos conteúdos, durante o período em que não houver aulas presenciais, por causa do COVID-19.

A rotina escolar tem sido mantida em muitas residências com leituras e exercícios de revisão. A tecnologia também tem sido grande aliada de quem precisa ficar com as crianças confinadas: jogos educacionais, ‘lives’ no Instagram, entretenimento no Youtube, desenhos e filmes nos canais de streaming tem facilitado a vida de quem precisa trabalhar em home office.

Exemplo disso é a Piraporiando que está disponibilizando acesso gratuito até o dia 17 de abril ao curta de animação ‘O Filho do Vento’ no link http://bit.ly/OFilhodoVento. Sua fundadora, Janine Rodrigues, escritora e educadora, também preparou atividades para aproveitar melhor o tempo com as crianças. O curta, exibido em diversos festivais de cinema do país, conta a história de um menino que tem um sonho: comer um pão doce. Mas para isso ele precisa dizer quem é sua família e onde mora. Mas ele não pode contar. E então inventa que é filho do vento.

“Sabemos que esse isolamento e tudo que estamos vivendo é angustiante para as crianças. Então estamos apoiando as famílias com dicas para atividades brincantes e educativas ”, destaca Janine Rodrigues.

Janine também sugere duas outras atividades simples e que não precisam de grandes recursos. Na ‘Como você me vê?’, a criança desenha uma pessoa da família e a mesma pessoa desenha a criança. Uma proposta brincante de perceber como a criança enxerga as pessoas a sua volta e que pode abrir espaço para diálogos criativos e educativos. Já em ‘Se esta história fosse minha’ a recomendação é a leitura de um livro. Ao final os participantes podem criar sua versão da história e a brincadeira de ‘faz de conta’ continua. Um alegre estímulo a leitura e ao passatempo criativo de todos os envolvidos na brincadeira.

Além de brincar, a pequena Isis Dantas, de 4 anos, tem feito exercícios de revisão em casa

A pequena Isis Dantas, de 4 anos, tem feito exercícios de revisão em casa, assistido filmes, brincando com seus brinquedos e em alguns momentos aproveitando o soninho da tarde nesta quarentena por conta do coronavírus. O estímulo vem sendo dado por mim, com muita criatividade e paciência, neste momento inédito no mundo e que vem apavorando as pessoas.

Iniciativas virtuais de alguns perfis no Instagram estão levando mais cultura e diversão por meio de transmissões ao vivo de contação de histórias para entreter as crianças durante a pandemia do coronavírus. São eles: Fafa Conta (seg, qua, sex – 10:30 / ter e qui – 16:30); Mãe que lê, às 11:00; Carol Levy, às 11:30, Marina Bastos, às 12:30, Camila Genaro, às 15h. E elas também possuem canais de contação de histórias no YouTube. Vale a pena aproveitar esse momento em família com a criançada.

O grupo infantil Violúdico também aderiu às apresentações on-line e fará, pelo Youtube, um show interativo no domingo (22), às 16h. O grupo vai mesclar diversos gêneros e ritmos musicais e garante que a interação com a plateia virtual vai acontecer assim como nos shows presenciais. Algumas crianças serão convidadas a dividir a tela com eles, dançando durante as músicas. Para participar do show, é preciso se cadastrar no Clubinho de Ofertas e comprar o ingresso, que custa R$ 19,90 – um ingresso permite que toda a família possa assistir. O link do show será enviado no domingo, 22/03, para o email cadastrado. Para comprar o ingresso basta acessar o link https://www.clubinhodeofertas.com.br/rio-de-janeiro/show-virtual-do-violudico-1279

A Zeus Produções consciente da importância de manter as crianças em segurança leva cultura aos pequenos que estão em casa liberando gratuitamente a peça infantil “A fada do dente e o unicórnio”. Para assistir basta clicar no link https://www.zeusnegocios.com.br/teatro-em-casa-1

A premiada Artesanal Cia de Teatro também colabora e abriu os links de todas as peças no Vimeo. Espetáculos como Tatá, O Travesseiro; O Gigante Egoísta, O Homem que Amava Caixas estão disponíveis no link vimeo.com/artesanalciadeteatro, onde há outros espetáculos infantis além destes citados.  

Coloque as crianças para ajudar nas tarefas de casa

Outras dicas para conciliar esse período desafiador de home office com a nova rotina para os pequenos são:

– Faça o possível para manter os horários rotineiros da criança;

Reserve um período do seu dia para brincar com as crianças. Brinque de pintar, desenhar, massinha, blocos de montar, jogos de tabuleiro, bonecos e criação de brinquedos com sucatas;

– Usando linguagem de fácil entendimento explique a criança que embora você esteja em casa, precisa trabalhar;

– Uma dica de distração para as crianças no momento em que você estiver trabalhando é disponibilizar o celular, tablete, filmes na TV para que o pequeno se mantenha ocupado enquanto você trabalha.

– Coloque as crianças para ajudar nas tarefas de casa. Arrumar o quarto, arrumar as gavetas, fazer a cama, organizar os brinquedos, passar um paninho nos móveis, colocar comida para os bichinhos de estimação, por exemplo;

– Para gastar a energia opções como jogar bola, dançar, patinação com meia, pique-pega, pique-esconde, patinete, triciclo, pular corda, amarelinha, caracol, são bem-vindas.

– Coloque para trabalhar junto com você. Papel para desenhar, fazer contas, te ajudar com anotações. Faça listinhas de tarefas de acordo com a idade de cada criança. Os pequenos se sentirão uteis e bem acolhidos.

Por fim, como vem circulando em mensagens nas redes sociais: “A melhor forma de combate ao novo coronavírus é o isolamento social! Por que isso funciona? O jornal Washington Post elucidou a questão. A transmissão do COVID-19 é fácil, e a probabilidade de infecção da população é alta. Precisamos que isso aconteça ao longo do maior tempo possível, para que as unidades de saúde consigam controlar os casos e haja um período maior de pesquisas em busca da cura.

Cuidem-se! Sua saúde e a saúde de todos nós.

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Coronavírus também mata crianças e jovens, alerta OMS | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada
  2. Diversão sem sair de casa: Artistas anunciam shows on-line para quarentena contra o coronavírus | Blog Materno - Mãe em Dupla Jornada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.