Calor e máscara facial, veja o que fazer para diminuir esse incômodo

O tempo seco é um desafio para o uso de máscaras. Segundo a Organização Mundial de Saúde a umidade do ar abaixo de 60% não é adequada para ninguém. Com a proximidade do Verão e dias ensolarados usar esse equipamento de proteção individual contra o Covid-19, virou um desafio para muita gente.

O tecido das máscaras influencia na sensação de calor, por exemplo, pano preto, com fio grosso ou impermeável aquece mais. Cores claras são mais apropriadas para os dias mais quentes. Para melhorar a umidade é importante se hidratar, mas especialistas alertam, jamais molhe a máscara, pois o tecido úmido reduz a barreira de proteção contra o vírus.

O tecido das máscaras influencia na sensação de calor, por exemplo, pano preto, com fio grosso ou impermeável aquece mais (Foto: August de Richelieu/Pexels)

Gerente de Risco da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, Fabiana de Mattos Rodrigues, deu dicas de cuidados essenciais na produção da máscara caseira. A primeira é escolher um tecido adequado, que deve ser hipoalergênico, à base de algodão, além de espesso e resistente.

“O primeiro passo é a escolha do tecido. Depois, ter o cuidado para que a máscara cubra totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”, orientou Fabiana de Mattos em entrevista a Agência Brasília.

Ficar sem máscara não dá, então o desafio é aprender a conviver com ela. É importante lembrar de ter máscaras extras para o caso de suar e deixar a proteção úmida e, consequentemente, ineficaz como barreira de proteção.

Tecido hipoalergênico, à base de algodão e de cor clara são mais suportáveis no Verão
(Foto: Ketut Subiyanto/Pexels)

“Você não deve molhar a máscara para se refrescar, mas sim umidificar as narinas com soro fisiológico, beber bastante água, trocar a máscara sempre que for necessário e usar álcool em gel”. ensinou o pneumologista Henrique Brito, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

“Se você se sente sufocado com a máscara, é provavelmente que esteja retendo calor nela”, disse Richard Wenzel, professor da Divisão de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade Virginia Commonwealth, em entrevista recente a CNN.

Ainda tem dúvidas sobre como usar e fazer a higienização da máscara. Veja essa dicas.

Por quanto tempo podemos usar a máscara caseira?
O ideal é de, no máximo, três horas.

Qual a duração deste tipo de máscara?
Devemos fazer uma inspeção, diariamente, para avaliar a qualidade do tecido, verificando se está danificado.

Posso compartilhar minha máscara?
Não. O uso da máscara é individual. Não devemos compartilhá-la nem com mães ou filhos, mesmo após lavá-las.

Quais cuidados tomar ao colocar e retirar a máscara?
O uso da máscara aumenta a tendência de colocar as mãos no rosto. Antes de tocar na máscara, devemos higienizar as mãos. Por isso devemos sempre sair com um frasco de álcool gel. O ideal é usarmos a máscara de lacinho, mas, se tivermos as de elástico atrás da orelha, é preciso higienizar as mãos antes de tirar as máscaras.

Quais outros cuidados devo ter?
Não deixar a máscara pendurada no pescoço ou braço porque, assim, ela está suscetível a sujeira.

Se eu precisar tirar a máscara por um período, o que devo fazer?
Devo colocá-la em um saquinho.

Como guardar a máscara após lavar?
Em um saquinho individual, fechando-o após lavar.

Como armazenar a máscara usada?
Em um saquinho, também. Devemos levar um saquinho para guardá-la até chegar em casa.

Como fazer a lavagem?
Quando chegamos com a máscara suja em um saquinho, tiramos e colocamos de molho com um pouco de água sanitária e sabão. Deixar de molho de 20 a 30 minutos, depois esfregamos, enxaguamos e colocamos para secar.

O molho pode ser na água quente?
Não, porque pode prejudicar a trama do tecido, danificando-o.

Precisa secar ao sol?
Não.

Depois de seca, o que fazemos com a máscara?
Devemos passar ferro e guardá-la em um saquinho.

Fonte: Agência Brasília

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.