“AMIGOS NA PRAÇA” promove troca de livros, contação de histórias e oficinas voltadas para as crianças

Uma ocupação de crianças vem acontecendo aos sábados na Praça do Pomar, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, desde que o projeto “Amigos na Praça” aportou no local promovendo troca de livros (infantis e adultos), contação de história, oficinas de horta caseira, pipa, desenho e espetáculos com palhaços e música tudo com entrada franca e no horário das 9h às 14h até 29 de outubro.

Atividades para todas as famílias (Foto: Guilherme Durão)
Atividades para todas as famílias (Foto: Guilherme Durão)

No próximo dia 22 de outubro a programação do evento conta com o teatro de Fantoches do Papa Vento e o espetáculo do Circo Macaco Prego. Já no último, o “Amigos na Praça” será com o atividades ligadas ao Halloween, o Dia das Bruxas, com o espetáculo de Dudu, o palhaço cientista.

A programação do “Amigos na Praça” começa às 9h, com o Sebinho, troca de livros (infantil e adulto). Depois entra em cena o grupo Gato Mia com oficinas variadas como, brinquedo de sucata, pipa, espaço para desenhar e recreação com ‘brincadeiras de antigamente’ (pular corda, pular elástico e cabra-cega).  Logo em seguida é a vez do Instituto Moleque Mateiro abrir seu tapete verde para oferecer a oficina de horta caseira e ensinar noções de educação ambiental para os pequenos cultivadores. O teatro de fantoche Papa Vento, um boneco de pano que conta histórias da tradição oral, clássicas e de autoria própria é a grande atração do dia e fecha o evento com o Circo  Macaco Prego, que apresenta o seu espetáculo “Tapete Musical”, misturando musicalização infantil, brincadeiras motoras, histórias e jogos rítmicos.

Musicalização infantil, brincadeiras motoras, histórias e jogos rítmicos (Fotos: Guilherme Durão)
Musicalização infantil, brincadeiras motoras, histórias e jogos rítmicos (Fotos: Guilherme Durão)

Os moradores aprovação a ocupação lúdica. O administrador de empresas Leonardo Muniz, de 58 anos, levou a neta Flora, de 2 anos, no dia 15 e é favorável à continuação do projeto: “O evento deu uma vida nova para a praça, trouxe cor e movimento. Eu, minha neta, minha filha e a esposa passamos uma manhã divertida. Já estou pensando como será a praça depois de outubro”.

E o boca-boca positivo está trazendo gente fora da região, como a advogada Eunice Figueira, moradora de Água Santa, na Zona Norte, que levou a filha Mariana, de 6 anos, e um amiguinho para participar da segunda edição do evento. “Venho de longe, mas valeu muito a pena. Essas brincadeiras de crianças ela só tem oportunidade num espaço aberto como a praça. É uma pena não termos isso na Zona Norte.”, afirma o advogada.

O início

“Amigos na Praça” foi idealizado e tirado do papel pela criativa jornalista Christina Martins (Foto: reprodução Facebook)
“Amigos na Praça” foi idealizado e tirado do papel pela criativa jornalista Christina Martins (Foto: reprodução Facebook)

“Amigos na Praça” foi idealizado e tirado do papel pela criativa jornalista Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do “Sebinho nas Canelas”, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu a sociabilização e utilização positiva de praças abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do Amigos na Praça é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente. A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo, mas se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista.

SERVIÇO

Amigos na Praça. Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) – Barra da Tijuca. Dias 22 e 29 de outubro – 9h às 14h. Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil. Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado. Faixa etária – 0 a 10 anos. Entrada Franca. Se chover, o evento será agendado em uma nova data

Dia 22/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Papa Vento (Teatro de Fantoches)

12h30 – Circo Macaco Prego

 

Dia 29/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.