10 desenhos animados educativos para seu filho assistir

Quer aproveitar um momento de calmaria em casa para se sentar e descansar por uns minutinhos. Reduza as luzes, faça a pipoca, pegue um suquinho e aperte o play com essa lista de desenhos educativos para crianças pequenas. Não foi fácil escolher… Afinal, são muitos vídeos bacanas para entreter os pequenos e te dar uma folguinha.

Incluir desenhos animados a rotina das crianças, quando combinados com outras atividades, como jogos lúdicos, brincadeiras e livros, eles contribuem para a educação e formação de identidade dos pequenos. Muitas animações que ensinam palavras, números e rotinas e que se tornam grandes aliados na educação. Além de usarem elementos lúdicos para ajudar no desenvolvimento físico e intelectual, como musicalidade, eles contribuem para despertar a criatividade e a imaginação.

Xuxa Só Para Baixinhos

A Rainha dos Baixinhos continua fazendo sucesso entre as crianças! Com suas músicas clássicas do cancioneiro infantil e cenários coloridos, Xuxa exploram ritmos do mundo inteiro e contagia pequenos e adultos. “Só Para Baixinhos” foca em crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos. Xuxa só para Baixinhos, foi lançado em 5 de outubro de 2000 e está disponível gratuitamente no Youtube.

Pocoyo

Pocoyo, Pato, Elly (elefanta), Lola (Cachorrinha) e Sonikita (passarinho dormihoco) tem grandes aventuras de descobertas. Os desenhos falam sobre relações de amizade, formas geométricas e estimulam as crianças a terem raciocínio lógico.

Patrulha Canina

Na Baía da Aventura, um garoto de 10 anos ajuda um grupo de filhotes muito espertos para solucionar desafios e salvar a cidade. Patrulha Canina é uma animação canadense que estreou em 2013 e hoje é sucesso entre os pequenos.

Espertos, aventureiros e muito fofos, os filhotes dominam a série. O desenho é lúdico e usa linguagem próxima das crianças, com mensagem que visam incentivar nelas a coragem, a habilidade de resolver problemas e o trabalho em equipe.

Ben e Holly

Em todos os episódios, os personagens devem vencer um desafio que, em geral, envolvem fadas e mágicas. As histórias criam um universo que transita entre a magia e a realidade de forma divertida e interessante.

Em suas aventuras, Ben e Holly ensinam boas lições, como trabalhar em equipe, ser um bom amigo e ter dedicação para encontrar soluções até resolver o desafio. Apesar de ter personagens fictícios, as histórias são realistas e tratam de problemas reais que acontecem na vida das crianças de forma leve e lúdica.

Mundo Bita

Mundo Bita é um desenho animado educativo que transporta os pequenos para um lugar mágico, divertido e inspirador. São clipes musicais curtos, com letras bem elaboradas, ilustrações bonitas e coloridas, mensagens educativas ou simplesmente divertidas sobre os animais, o corpo humano, o dia a dia e as brincadeiras.

O Bita adora brincar e garante a diversão de toda a família. Sua turma está sempre no pique para mexer o corpo e gastar energia. Assim, as crianças que acompanham o desenho recebem estímulos para experimentar atividades físicas e brincadeiras ao ar livre.

ABCs

Desenvolvido com o apoio de especialistas em educação, ABCs é um desenho animado educativo que estimula os pequenos a se comunicarem com criatividade e clareza, por meio de músicas muito divertidas. As melodias ajudam crianças em idade pré-escolar a reconhecerem sons e formas das letras do alfabeto, mostrando como elas fazem parte da nossa vida.

Os episódios também abordam temas essenciais da gramática portuguesa, como pronomes pessoais e possessivos, acentuação, divisão de sílabas, rimas, verbos, entre outros temas tão comuns no nosso cotidiano.

Vamos Cantar com as Vogais! | Desenho Infantil | ABC PlayKids: Ep 01 -  YouTube

Bob Zoom

O desenho Bob Zoom tem uma proposta muito interessante. Por meio de músicas leves e contagiantes, a animação apresenta, de forma simples e com linguagem infantil, informações básicas para o dia a dia dos pequenos.

Com foco maior em crianças de 0 a 5 anos, o desenho se destaca pela metodologia de ensino de diversos idiomas, como o inglês, espanhol e coreano. É possível encontrar, por exemplo, versões de cantigas populares brasileiras em outras línguas.

O show da Luna!

O Show da Luna! é uma série brasileira sobre Luna, uma menina de 6 anos totalmente apaixonada por ciências! Para Luna, o planeta Terra é um laboratório gigante. O que a maioria de nós poderia ignorar, Luna observa e não sossega enquanto não descobrir “O que está acontecendo aqui?”

Com o desenho, as crianças aprendem diversas coisas, desde como o queijo e o chocolate são fabricados até o motivo de o galo cantar.

O Diário de Mika

O Diário de Mika é uma série de animação que conta a história de Mikaela (Mika), uma menina de 4 anos. Muito curiosa e carismática, ela está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem para oferecer.

A cada acontecimento que surge em sua vida, ela corre até seu quarto e, por meio de desenhos feitos em seu tablet, conta o que está lhe acontecendo para seus amigos brinquedos que ganham vida em sua presença. Com a ajuda deles, Mika investiga, aprende e descobre um monte de coisas novas em suas aventuras!

Daniel Tigre

Esse desenho animado é para pré-escolares protagonizado por Daniel, um tímido, mas corajoso tigre de quatro anos de idade em uma Vizinhança Imaginária. Com a ajuda de seus vizinhos, família e amigos – O Coruja, Príncipe Quarta-Feira, Katerina, e Elena – Daniel se diverte enquanto ganha habilidades na escola e em sua vida.

O interessante desta animação é que ela incentiva algo muito importante para o presente e futuro das crianças: o desenvolvimento da inteligência emocional.

Ser inteligente emocionalmente é ter a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros e saber lidar bem com elas. Quando a criança aprende ainda na infância a administrar as emoções, ela é capaz de filtrar estímulos estressantes e, assim, crescer e viver bem mais saudável e feliz.

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.