Viagem. Voltando às origens no bairro Jardim Camburi, em Vitória

Muitas pessoas viajam para Vitória, capital do Espírito Santo, a turismo com a família, para trabalhar e visitar parentes que moram lá. Sou capixaba da gema e me mudei para o Rio em 2008 para trabalhar. No ES ficaram minha mãe, meu pai, alguns amigos, muitos conhecidos de trabalho e também parentes. Então, sempre que posso viajo para lá. Antes sozinha, e agora com a Isis. Dessa vez, num período de estadia maior, pude observar melhor os lugares em Vitória para se divertir com as crianças, em especial com bebês, já que Isis tem 2 aninhos.

Vou falar especificamente de do bairro Jardim Camburi, onde cresci e ainda tenho raízes. Minha mãe reside mesmo local há 35 anos, no mesmo prédio onde fiz meus amigos de infância. O bairro é o mais populoso de todo o estado do Espírito Santo, com mais de 40 mil habitantes (Censo demográfico de 2010 – IBGE).

Jardim Camburi – Vitória ES

Jardim Camburi é um bairro com vida própria e diversão diurna e noturna. A região nasceu de um loteamento de 1928, mas que só foi receber as primeiras casas em 1967. A modernização é crescente com lindas casas, ruas pavimentadas, vários conjuntos residenciais de prédios, supermercados, postos de combustíveis, muitos bares e restaurantes com culinária variada e hotéis. Há uma infinidade de farmácias, academias, faculdade, escolas, creches, salões de beleza e barbearias (aqui o Brunno – meu marido – frequenta Barbearia Route66), lojas dos mais variados tipos.

“Pracinha da Bocha” em Jardim Camburi (Foto/Fernanda Con’Andra)

O bairro cresceu e é muito comum ver famílias com crianças. Por isso, há muitas pracinhas com parquinhos e diversão para todas as idades. Algumas contam com “pula pula” oferecido por recreadores que cobram a partir de 5 reais para a criança pular. Isis é louca por pula pula, logo, dou preferências a locais onde tenham esse brinquedo.

Descobri no Shopping Norte-Sul, um espaço no segundo andar chamado “Cantinho do Bebê”, indicado para pequenos com até 4 anos. Tenho ido lá quase que diariamente com a Isis. Além do preço super justo para 30 minutos de diversão no escorrega, casinha de boneca, teia do Homem Aranha, pula pula, o local tem muitos brinquedinhos (boneca, carrinho, cavalinho, etc) para bebês. As recreadoras da Good Festas são muito simpáticas e carinhosas. Em frente tem um lounge onde posso descansar, ler e trabalhar enquanto ela se diverte. Muito bom!

Há também lanchonetes e padarias bacanas para um café da manhã ou lanche da tarde. Pra quem gosta de hambúrguer minha dica pessoal é que você coma no Hamburgão, que tem a melhor maionese caseira do mundo! Se a pedida é ir jantar ou almoçar com as crianças, indico a churrascaria Coronel Picanha e a Ilha dos Carangueijos, que tem menu de pescados. Os dois ficam coladinhos e possuem parquinho bem amplo com monitores.  

Não vamos à praia no Rio de Janeiro. Por isso, quando estou em Vitória aproveito ao máximo! Eu gosto da Praia de Camburi (Vitória) pela faixa de areia enorme, coqueiros, quiosques, chuveirões e vendedores de bebidas e comidas. Durante à manhã e à noite a praia forma uma linha de areia molhada que permite que crianças brinquem à vontade. Isis simplesmente ama! Ao longo da praia há estacionamento na rua e sempre tem um lugarzinho para deixar o carro. É a minha preferida porque é beeeeem pertinho do nosso apartamento em Jardim Camburi, logo, vou à pé. No domingo, fecham parte da avenida Dante Michelline para recreação. Num passeio pelo píer, pode te dar a sorte de avistar tartarugas marinhas e peixes. São 6 km de extensão com um calçadão incrível! A praia emgloba os bairros de Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia.

Também indico a praia da Ilha do Boi para ir com as crianças. Ela que tem águas claras, calmas e pequena faixa de areia. A extensão é pouca, mas muito bacana para ir com as crianças. Não tem quiosques, mas alguns vendedores de picolé, cereja, petiscos e coco. Se for de carro, tenha paciência, os estacionamentos ficam lotados. É um bairro de difícil acesso de ônibus. Vale à pena o passeio e o visual maravilhoso das mansões.

Escrevo sobre esses locais com grande carinho porque frequentei muito cada um deles na minha infância e adolescência. E estando na cidade, aproveite outros roteiros que fiz para você curtir com seus pequenos. Leia clicando aqui: Vitória, uma cidade para curtir com as crianças.

Boa viagem e divirtam-se!

Deixe seu comentário

Comentar

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Vitória, uma cidade para curtir com as crianças - Mãe em Dupla Jornada
  2. Vitória, uma cidade para curtir com as crianças | Valor Atemporal

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.