Se eu tivesse um ‘filho homem’…

Imagem: Pixabay

Se eu tivesse um ‘filho homem’… Eu iria ensinar a respeitar as mulheres, a colaborar dentro de casa, a lavar a louça que ele mesmo sujou, em vez de deixá-la dentro da pia por achar que cozinha é lugar de mulher ou de “maricas”. Seu eu tivesse um menino, eu iria ensinar a lavar as próprias cuecas. Iria ensinar a cozinhar pelo menos o básico, porque em algum momento da vida ele vai precisar. Certamente ele saberia a importância de colaborar, de ajudar a carregar sacolas, de oferecer ajuda. 

Se eu tivesse um ‘filho homem’… Ensinaria que o homem não é superior a mulher, que é homem não bate em mulher,  que homem não xinga mulher, assim como mulher não bate, não xinga e não deve desrespeitar o homem. Eu iria educa-lo para honrar os compromissos familiares, para honrar a família.

Imagem: Pixabay

Se eu tivesse um ‘filho homem’…  Ele seria o filho amado da mamãe, mas não seria o ‘filhinho da mamãe’. Eu iria ensinar a importância de compreender e entender antes de julgar. Eu iria ensinar cooperar e, não, sobrecarregar. Eu iria ajudar a fazer, e não largar suas obrigações nas costas de outras pessoas. Eu iria cobrar uma postura digna, honrosa e generosa, iria combater o machismo intolerante e negligente.

Como mãe, como mulher e como trabalhadora, eu me sinto mal por ver por tantos homens terem sido por mulheres que reforçaram o machismo, por mulheres que ensinaram a ‘revidar’, por mulheres que disseram ‘isso é coisa de menina’. ´Sinto ver o reflexo da intolerância e da falta de empatia nascido de pais que pregam “você é macho” e mães que passam a mão na cabeça com “meu filho jamais…”

Eu tive uma menina, mas todos esses ensinamentos também servem para ela. E ela os terá. Honrarei com meu compromisso de mãe em orientar, zelar, ensinar e auxiliar.

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.