Por que é preciso evitar açúcar e doces para os bebês?

A novela Tempo de Amar mostrou como é perigoso dar doces a um bebê. No capítulo que foi ao ar no dia 18 de dezembro, Dona Henriqueta (Nivea Maria) é uma doceira e oferece guloseimas açucaradas para a sobrinha Mariana, um bebê. Mesmo sendo alertada pela babá Angélica (Livian Aragão) que isso fará mal para a criança, ela teima, dá os confeitos e a menininha passa mal. Dona Henriqueta é chamada pelo avô de Mariana, José Augusto (Tony Ramos) e leva um brigueiro por ter dado doces para a pequena.  Uma colocação muito bem acertada da novela, afinal, ela é vista por milhares de pessoa e precisa não só entreter como também educar.

Novela Tempo de Amar mostrou perigos de dar doces para bebês (Foto: TV Globo)

Doces, bolos, tortas, produtos e bebidas industrializadas como chocolates, doces enlatados e pré-prontos, refrigerantes, sorvetes, sucos de caixinha e qualquer outra bebida açucarada deve ficar longe das crianças pelo menos até os 2 anos. O ideal é que não sejam consumidos antes dos 5 anos, mas isso é muito difícil principalmente depois que começam na escolinha.

A nutricionista da minha filha sempre fala que a uma alimentação rica em açúcares resulta não apenas em cáries e obesidade infantil, mas também pode ser fator de estímulos a uma série de doenças crônicas e síndromes no futuro. Açúcar demais também deixa a criança super estimulada, elétrica mesmo.

Lembre-se que o principal prejudicado é seu filho(a), que poderá ficar doente. Lembre-se que não é impossível evitar, principalmente enquanto for você a responsável por dar a ele o que comer. Potencializar o bem-estar e qualidade de vida sempre será a melhor opção para os pequenos e para você também. Não tenham medo em proibir que deem doces para seus filhos. Certas coisas não são indicadas para crianças.

Leia isso:

– Prefira estimular sabores de frutas, verduras e vegetais.

– Alimentos açucarados influencia o paladar do bebê, prejudicando que ele goste de frutas e sucos naturais.

– Doces em excesso podem causar cáries, obesidade, diabetes e outras doenças e  alterações metabólicas.

– Quando você oferece açúcares e depois alimentos naturais a tendência é que a criança diga que não gosta do saudável, mas na verdade, ela não vai comer porque seu paladar está alterado.

– Entre 1 e 3 anos de idade o bebê pode ter seu apetite diminuído. Não estimule sua alimentação ou apetite oferecendo doces.

– Dê bons exemplos comendo alimentos saudáveis. As crianças aprendem muito vendo o que os adultos fazem.

– Leia sempre os rótulos.

– Leve os lanches de casa quando for em passeios e festas. Assim você evita excessos.

– Converse sobre a alimentação que deseja que seu filho tenha com pessoas que ficam com a criança.

Boa sorte pra nós! <3

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

1 Trackback / Pingback

  1. FAKE NEWS. Notícias sobre pirulito energético que causa mal à saúde é falsa. - Mãe em Dupla Jornada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.