Maternidade sem estresse, um sonho possível

Quando um bebê nasce, surge uma mãe na maioria das vezes #MãeEmDuplaJornada, mulher multi tarefas com as funções de esposa, dona de casa, chefe de família, cozinheira, arrumadeira, profissional, educadora, enfim, não é fácil. Mães de primeira viagem ou experientes desejam praticidades cada vez mais necessárias e ficar longe de um dia estressante parece sonho. Qual é o melhor jeito de ser feliz com seus filhos? De acordo com Pâmela Lopes, que é mãe de quatro filhos, professora, escritora e coach (ufa!) uma série de medidas podem ser tomadas para que ter uma maternidade sem estresse, uma vida mais harmônica e com mais qualidade.

Pâmela C. Lopes_coach_Mãe sem estresse (2)
A maternidade pode ser sem estresse

A pergunta feita acima “Qual é o melhor jeito de ser feliz com seus filhos?” é o nome do livro que Pâmela vai lançar neste ano e inspirador para o encontro “Mães Sem Estresse” que a coach promoverá no dia 14 de maio, das 9h às 13h, no Copa Sul Hotel, em Copacabana, para que outras mães tirem dúvidas, estreitem laços afetivos com seus filhos, familiares, companheiros e até socializar mamães que há muito tempo estão longe do convívio com outras pessoas.

“Levarei para as mães situações práticas e não apenas conceituais. Vai ser um momento para inspirar, expirar e não pirar, afinal é importante lembrar que a culpa nem sempre é da mãe. Então, sem estresse! Além de mãe, ainda tem o lado mulher, profissional e mais outras 1001 utilidades. Só que tudo isso pode andar em harmonia para que essa mãe tenha uma melhor qualidade de vida”, explica Pâmela Lopes.

Entre as infinidades de assuntos que surgem nas rodinhas de mães, alguns dos tópicos a serem discutidos abordam administração de qualidade do tempo com os filhos; crise pode ser econômica ou política, mas não deve ser familiar; criança tem que ser criança e ninguém precisa crescer antes da hora; a importância do “não” na educação; crianças e home office, como conciliar tudo?; culpa não é a solução; comemorando vitórias e ensinando com as derrotas; é conversando que se entende; aprender a ouvir as crianças; valores são essenciais para a criação de um filho; alinhando projetos pessoais e familiares.

Se identificou? Então, leia algumas dicas da coach e seja ainda mais feliz com a maternidade.

Valor Atemporal – Na maioria das vezes o estresse da mãe arrebenta no companheiro. Como controlar isso?

Pâmela Lopes Quando estamos bem resolvidos na nossa vida, com nossos projetos pessoais, profissionais, espiritual e familiar alinhados, o estresse vem com muito menos intensidade ou, ousaria até dizer, ele praticamente não vem. Ao dividir bem os papeis mulher, profissional, mãe, esposa, dona de casa, o estresse diminuirá e não haverá a necessidade de descontá-lo em ninguém. Você estará bem resolvida, com tudo em seu devido lugar. Com tempo pra tudo e todos. Então, a felicidade e a tranquilidade farão parte do seu dia a dia.

Pâmela C. Lopes_coach_Mãe sem estresse (4)
Pâmela Lopes, que é mãe de quatro filhos, professora, escritora e coach (ufa!)

O nascimento do filho faz nascer em muitas mães a dificuldade de dizer “não”. Qual é a importância dessas palavrinha na vida da criança e na otimização do tempo da mãe?

A sociedade tem regras e precisamos cumpri-las para que tenhamos uma vida saudável. Quanto antes as crianças entenderem que existem coisas que elas podem e outras que não podem, melhor para elas. Impor limites é necessário e muitas vezes pode se tornar uma questão de sobrevivência. Vários valores estão diretamente ligados ao limite como o respeito. Por exemplo, você está passando mal e seu filho quer ouvir uma música super alta. Você pede uma, duas, três vezes e nada dele abaixar o som. Você vai ter duas opções nesse momento se não pôs limite no seu filho quando deveria: levantar passando mal e pedir pela milésima vez ou ficar ouvindo a música alta porque seu filho não respeita a sua ordem. Limite é amor, é proteção, traz bom senso, ponderação, respeito. E isso você não adquire gritando nem esperneando, você adquire falando “não” quando é necessário.

Crianças e home office, como conciliar tudo?

Pâmela C. Lopes_coach_Mãe sem estresse (3)
Pâmela Lopes: É conversando que as pessoas se entendem.

Quando seu filho entende que “não” é “não”, ele aprende a respeitar suas ordem. Portanto também respeita o seu espaço. Se você está com o seu tempo bem administrado e organizado, na hora em que for trabalhar deve explicar pra ele que “agora é a hora do trabalho da mamãe”. Ele irá compreender. Só que para isso é necessário ter projetos alinhados, boa administração de tempo e dizer “não” quando for preciso. O diálogo também é importante. Explicar que a mamãe vai trabalhar e que isso é muito importante para a família, gera confiança e isso é base para uma boa relação.

Xô, estresse! A crise pode ser econômica ou política, mas não deve ser familiar.

As pessoas estão ocupadas com o ter e não dão a mesma atenção ao ser. Preocupam-se em TER o melhor carro, TER a melhor escola, TER o melhor brinquedo, TER “tudo de melhor”. A frase “vou dar pro meu filho tudo DO BOM E DO MELHOR” é muito comum. E esse tudo, geralmente, está ligado ao dinheiro. Trabalham sem parar para ter e no fim das contas não viram o filho brincar com o melhor brinquedo, nem ir a festinha da amiga com o melhor vestido, não estava lá quando ele ganhou nas olimpíadas de matemática da melhor escola… A família é a base, é o pilar de tudo. Uma família bem estruturada, entrosada e com projetos alinhados terá um conforto e uma tranquilidade muito maior.

Momentos familiares são fundamentais
Momentos familiares são fundamentais

É conversando que se entende. Como fazer as crianças entenderem o que dizemos?

É importante conversar com a criança desde a gestação. Ela está se familiarizando com a voz da mãe. Podemos conversar com as crianças de forma coerente com a idade delas. Em todos os momentos do dia a conversa se encaixa. Muitas mães ficam nervosas, recriminam, discutem para só depois ouvir o filho. Quando acontecer algo que precise de uma conversa especial, busque um momento de tranquilidade e fale mostrando que está ali para orientá-lo e ajudá-lo a agir de modo coerente e correto. Mesmo quando fazem algo errado. precisam saber que podem confiar nos pais.

Serviço

Workshop “Mães Sem Estresse”. Copa Sul Hotel – Sala de Convenções. Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1284 – Copacabana. Sábado, 14 de maio. Horário: 9h às 13h. Investimento: R$250,00. Inscrições: https://www.sympla.com.br/workshop-maes-sem-estresse__64101

 

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.