Leia, pesquise, informe-se

Uma das coisas que fiz (e sempre faço) é ler. Durante a minha gravidez não foi diferente. Ouvir experiências de outras pessoas, conversar, perguntar é muito bom, mas o conhecimento empírico (baseado na experiência e na observação) precisa ser aliado a algo técnico/médico.

Foram amigas, buscas em livrarias e lendo sites especializados em bebês e crianças que cheguei a alguns livros. Sobre Shatalla, eu já tinha o livro comprado na época em que eu fiz o curso de terapias indianas. Abaixo estão alguns exemplares lidos por mim nestes últimos 9 meses

Livros sobre gravidez

A Gravidez Dia a Dia – 2ª Ed.

Foi o primeiro livro que comecei a ler por trazer o dia a dia da gravidez, além de dicas, depoimentos, ilustraçoes. Na minha opinião é o melhor e vale a pena vocë ler. Eu leio até hoje, pois além da minha bebê nao ter nascido ainda (estou com 39 semanas – 01/10/2015), tem muita coisa bacana para o pós-parto.

Um guia único e abrangente sobre os 280 dias de gravidez, o parto e o nascimento. Organizado pela obstetra consultora Dra. Maggie Blott, o livro dedica uma página para cada dia, fornecendo um mix rico de conselhos práticos e explicações detalhadas sobre as mudanças ocorrendo no corpo da mulher, assim como noções fascinantes sobre o crescimento e o desenvolvimento do bebê, ilustradas por imagens do feto. Traz informações para se ter uma gravidez saudável, com dicas detalhadas de nutrição, exercícios e outros hábitos para possibilitar ao bebê um bom início de vida. 

Gravidez dia a dia

Esse livro é um best seller. Um guia muito abrangente sobre os 280 dias de gravidez, sendo uma página para cada dia. Fala sobre o parto (estágios e sensações) e o nascimento. Traz informações para se ter uma gravidez saudável, com dicas detalhadas de nutrição, exercícios e outros hábitos para possibilitar ao bebê um bom início de vida.

Organizado pela obstetra consultora Dra. Maggie Blott, o livro dedica, fornecendo um mix rico de conselhos práticos e explicações detalhadas sobre as mudanças ocorrendo no nosso corpo. As ilustrações são otimas para entendermos melhor o que acontece no corpo do bebê com imagens do feto em desenho e ultrasom 3D. Há dicas para os pais também, afinal, o home deve participar deste momento. Super aconselho a compra.

 

Nasceu, e agora?

Eu estava navegando pelo site da revista Pais & Filhos quando bati em uma entrevista com a enfermeira e instrutora de cursos pré-natais, Stéphanie Sapin-Lignières. Confesso que até aquele momento eu nunca tinha escutado falar dela, mas a revista a chamava de guru e dizia que seus cursos eram esplêndidos, enfim, continuei lendo a entrevista porque me identifiquei fortemente com as coisas que ela dizia e com o modo de interação com bebês que ela pincelava na matéria. Antes mesmo de findar a leitura já tinha mandado uma mensagem ao meu marido pedindo a ele que comprasse o livro dela (Nasceu, e agora?) antes de voltar para casa. 

Livro nasceu e agora Stephanie Comecei a devora-lo na mesma noite. Amei os ensinamentos da Stéphanie não só pelas novidades e qualidades do que aprendi, mas, sobretudo pela quebra dos mitos e crendices. Eu me senti compreendida e grata a Deus por ter me mostrado esse livro antes da minha bebê nascer. Por isso, aconselho a leitura. 

Dicas reais e sinceras sobre amamentação, higiene, sono dos bebês, interações com os pequenos e a importância do pai/companheiro nesta fase me deixaram apaixonada pela autora, que deu cursos para celebridades como Murilo Rosa, Fernanda Tavares, Teresa Cristina, Alinne Moraes, Tiago Lacerda, Vanessa Loes, entre tantos outros. 

Considerei o segundo melhor livro que li na minha gestação! Principalmente por ajudar pais de primeira viagem a realidade depois que mãe e filho a se libertarem do bombardeio de orientações dos palpiteiros que chegam cheios de “dicas” conflitantes e ultrapassadas crendices populares achando que você não vai dar conta ou que não vai fazer “certo”. Confesso que não tenho saco para palpiteiros. Logo, amei os ensinamentos, repito, sobretudo, por já baterem com meus pensamentos sobre criação de bebês. 

Stéphanie é referência na preparação de casais grávidos no Brasil. Francesa radicada no Rio de Janeiro, ensina há quase 40 anos técnicas que ajudam pais a lidarem com bebês de forma prática e sem traumas. Mais de 5 mil casais, mães e pais naturais ou adotivos, anônimos e famosos, já passaram por seu consultório e frequentaram os cursos desta “personal bebê”, que atuou como sage-femme (parteira, em francês) e ex-estagiária na clínica do médico obstetra Frédérick Leboyer. Leia! Eu já dei para minha mãe ler (ela gostou).  


Outros livros

Livro espírita sobre gravidez Nossos Filhos São Espíritos – Escrito por Hermínio Miranda este livro foi uma busca minha em uma livraria espírita, doutrina místico-espiritualistica que sigo. O autor trata o processo reencarnatorio dos espíritos mostrando que, além do corpinho frágil com que iniciamos nossas vidas, existe um espírito imortal dotado de personalidade, maturidade e tendências que podem ser modificadas através da educação e dedicação dos pais. O livro traz depoimento de pessoas que rememoram seu estágio uterino, bem como mães relatando sua interação verbal e mental com seus bebês. Para mim foi importante no fortalecimento da minha ideia de relacionamento com a pessoinha que foi gerada dentro de mim. Uma pessoinha que será educada para uma vida em harmonia e paz.

 

O que esperar quando você está esperando livro gravidez O que esperar quando você está esperando – Este livro me lembra o “Gravidez, dia a dia”. Ah! E não tem nada a ver com o filme que tem Rodrigo Santoro e JLo, ok? 

Escrito por Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway vendeu mais de 13 milhões de cópias e é apresentado no formato de perguntas e respostas. Fala desde os primeiros sintomas sintomas físicos e emocionais da gravidez, com capítulos dedicados a cada mês de gestação, a dúvidas no dia do parto e depois dele.  

É de fácil leitura e orienta sobre o que esperar dos médicos , nas visitas periódicas ou de emergência. Também traz um apêndice com os exames comum feitos durante a gravidez e um índice remissivo para busca dos assuntos. São 800 páginas. Continuo lendo quando pinta alguma dúvida. 

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.