Asma: Saiba como diagnosticar e tratar essa doença

A temperatura cai com o inverno e são poucas as crianças e bebês que não ficam com o nariz escorrendo por aí, ou, começam a sofrer com os incômodos da asma. Recentemente estive no consultório do pediatra da Isis e ela estava toda entupida, tossindo e rouca. Consulta à parte, o pediatra disse que nessa época isso é muito comum e tende a ser mais incidente quando os bebês estão nas creches… Felizmente o caso dela não era asma, mas essa doença tem sido um tormento na vida de muitos pais e mães.

asma em crianças - valor atemporal -De modo geral, os consultórios médicos e as emergências chegam a receber 40% a mais de pacientes de todas as idades no inverno em decorrência do aumento de casos de doenças respiratórias. A informação é de Sandra Fernandes, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Clínicas Padre Miguel, que afirma que a asma é uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo, afetando cerca de 10% da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), ocorrem, anualmente, no Brasil, cerca de 350 mil internações por asma, principalmente entre crianças e adultos jovens.

“Nessa estação, o frio, a redução da umidade do ar e a poluição, além das infecções virais, representam irritantes naturais das vias aéreas, e a asma, uma inflamação crônica, causa estreitamento reversível dessas vias, que leva à limitação da passagem do ar, agravada por causa desses fatores”, explica Sandra Fernandes.

.:: Causa e Tratamento ::.

A especialista ressalta que a doença atinge todas as faixas etárias. “A asma não é contagiosa, mas uma doença de característica genética com base alérgica e alguma tendência familiar. Além dos fatores desencadeantes, há casos de propensão por conta de pelos de animas, como os do gato, fumaça de cigarro, cheiros fortes e objetos que acumulam pó, o caso de cortinas e tapetes, por isso, crianças, adultos e idosos com transtornos crônicos devem se proteger, evitando locais fechados e pouco arejados e com grande concentração de pessoas.”

remédio-caseiro-para-asma-criança-fazendo-inalaçãoSandra Fernandes lembra que uma pessoa que tenha tosse frequente, cansaço ou falta de ar deve procurar um médico, pois os sintomas variam muito e podem ser de leves a graves; os principais são tosse – na maioria das vezes seca –, falta de ar, chiado no peito e opressão torácica.
O tratamento da asma é focado em controle ambiental, terapia farmacológica e imunoterapia, a ser indicada pelo médico, de acordo com o quadro clínico do paciente. A pessoa com asma deve evitar contato com os fatores já sabidamente capazes de desencadear a doença. Para muitos pacientes, a medicação deve ser administrada diariamente, com a finalidade de controlar os sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir crises. “Apesar de não ter cura, quando o paciente é acompanhado por um especialista, o controle da doença pode ser alcançado com o desaparecimento dos sintomas por meses ou até anos”, comentou ela.

Facebook Comments

Deixe seu comentário

Comentar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.